Segunda-feira, 7 de Julho de 2008

CORTAR… COPIAR… COLAR… EDUCAÇÃO EM PORTUGAL - V

 

FEV/2008:
 
«
 
Em Portugal
 
, temos muito a
 
tendência de cair nos extremos
 
,
 
como se
 
entre a bandalheira e a ditadura
 
não houvesse alternativa.
 
(…)
 
Ora,
 
para uma escola funcionar
 
com espírito de corpo, onde haja reconhecimento da autoridade e o respeito pela hierarquia
 
é necessário,
 
sobretudo,
 
que os professores
 
e os funcionários dêem o exemplo.
 
Acontece que
 
os professores e os funcionários
 
destruíram todos os rituais e formalismos
 
que davam uma carga simbólica de respeitabilidade aos cargos e funções que desempenham e agora queixam-se de que ninguém os respeita.
 
(…)
 
…,
 
quando uma escola
 
tem um regulamento interno
 
maior do que o Código Civil
 
e uma comissão que passa o ano lectivo a introduzir-lhe alterações,
 
não pode aspirar a que um asno a respeite
 
, quanto mais os alunos. Sendo certo que só uma pessoa manifestamente estúpida é que lê um Regulamento Interno daquele tamanho e que, para mais, está sempre desactualizado. …»
 
(…)
 
E,
 
depois,
 
se não está escrito no Regulamento Interno
 
é uma carga de trabalhos.
 
Lá se tem de ir a fugir
 
acrescentar mais um artigo
 
ou mais uma alínea… Artigo esse
 
que,
 
invariavelmente,
 
ninguém lê e a que ninguém continua a fazer caso.
 
Não há dúvida que a escola nos prepara para a vida:
 
a verdadeira vocação do português é legislar.
 
Depois se ninguém lê as leis que fazemos,
 
nem as cumpre,
 
isso já pouco importa.
 
»
 
IN: http://sol.sapo.pt/blogs/contracorrente/archive/2008/02/20/O-REGULAMENTO-INTERNO.aspx
publicado por Alex.S. às 16:17
link | comentar | favorito

.pesquisar

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Isto é sobre?

. todas as tags

.as minhas fotos

.arquivos

.posts recentes

. “no final não nos lembram...

. A SENTENÇA: DECISÃO

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: FUNDAMENTAÇÃO...

. A SENTENÇA: OBJECTO E PED...

. «(...) portátil é perigos...

. JUNHO DE 2009 : «INTERESS...

. MAI-2009: «Ensino superio...

. JAN-2009: «NOVO MAGALHÃES...

. Um mail de uma Mãe Portug...

. DOMINGO 21-09-2008:Ass. c...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO: «EXISTE...

. SOBRE EDUCAÇÃO EM PORTUGA...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. 02-09-2008 Fui ao Centro ...

. SOBRE A EDUCAÇÃO: SÉC. XX...

. SOBRE A EDUCAÇÃO: SÉC. XX...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO ... NO M...

. «como alguém disse...»

. Citar por citar... também...

. «EXAMES NACIONAIS - média...

. UMA OPINIAO SOBRE O ENSIN...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. Hoje lembrei-me de fazer ...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. 07-JUL-2008 TOMADA DE POS...

. 22-07-2008: IVA: banda la...

. Novas oportunidades ... v...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

. SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTU...

Em destaque no SAPO Blogs
pub