Sexta-feira, 19 de Setembro de 2008

SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: «O que leva agora a ME a contrariar e desdizer o PM?»

Verdadeincomoda

 

«
O que muitos têm dito, com pouco ou nada feito em prol da humanidade
- Capítulo III
O que leva a ME
a mudar
 a opção no seu sonho
(pesadelo)
da Educação?
Os Portugueses não têm a memória curta. Têm presente a comunicação com pompa, publicidade e circunstância do PM que tornou o 12º ano como obrigatório e financiado pelo seu governo. Tal intenção já tinha sido anunciada por Pedro Santana Lopes.
O que leva agora a ME a contrariar e desdizer o PM?
Resumindo.
Em 2000 um reconhecido especialista das Ciências da Educação dizia que " a educação já não deve subordinar-se à «preparação para a vida activa», como algo exterior, que é moldado de fora (economia) para dentro (para a pessoa), mas como construção pessoal e social que se faz na vida, com a vida, em sociedade".
Por seu turno Bourdieu entendia que o "currículo oculto" era uma forma de não facultar a formação curricular dos alunos. Era, isso sim, uma forma de perpetuar na mandança os sucessores das classes burguesas, enquanto os trabalhadores para os defensores de tal "currículo" não deveriam ter muita formação para assim obedecerem cegamente ao outro capital. O financeiro.
Socorrendo-me das afirmações anteriores e das comunicações dos políticos deste Governo, pergunto:
- Porque se promove este Governo com promessas se nunca esteve nos seus horizontes o desenvolvimento cognitivo dos alunos? Afirmação reforçada pela ideia prática de atribuição de diplomas a torto e a direito pelos senhores ministros.
- Para quando o interesse na formação cognitiva e curricular dos alunos em vez se preocupar de mais com o sei ingresso no mercado de trabalho, sabendo que, actualmente, não há efectivamente um mercado de trabalho compaginável com tal falta de formação efectiva?
- Para quando o reforço das medidas sociais aos trabalhadores da ex-classe média tendo em conta que são eles os únicos com capacidade para desenvolver este País e o seu mercado?
- Para quando procede o Governo à regulamentação da formação dos professores e coloca na Inspecção-Geral de Educação inspectores do nível dos melhores professores do Ensino Superior Público e, ou, Privado, para que não usem sempre o mesmo modelo inspectivo, mesmo para as escolas e professores de excepção?
O Sucesso do Alunos assenta em muitas premissas para além da monitorização de resultados e “Estudo de Caso PISA”. Se este Governo está deveras interessado no sucesso e no desenvolvimento interpreto/cognitivo dos alunos e não apenas nos diplomas e acesso às universidades, porque não dota as famílias com capacidade financeira para suprir as necessidades que o Estado não pode, nem deve debelar?
A formação dentro da escolaridade nunca constitui um "erro".
“Erro” é
tentar colocar a Educação
assente em entidades
que só visam o lucro
e apoiam as suas medidas
em medidas falidas
noutros países,
onde a educação privada
corresponde a 1 a 2%
da população escolar
(EUA e Inglaterra).
Hoje fui longe e extenso de mais. Por isso as minhas desculpas.
(…)
»
 
IN: http://sol.sapo.pt/blogs/verdadeincomoda/archive/2008/09/18/O-que-muitos-t_EA00_m-dito_2C00_-com-pouco-ou-nada-feito-em-prol-da-humanidade-_2D00_-Cap_ED00_tulo-III.aspx
 

 

publicado por Alex.S. às 14:30
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