Terça-feira, 9 de Setembro de 2008

SOBRE EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: Os fins justificam os meios!

 

Chumbos atingem valor mais baixo da última década
COMENTÁRIOS:
«O que sucedeu e que já vinha a suceder desde o Governo de Guterres foi o
pressionar dos professores
a fazerem transitar os alunos
fosse a que custo fosse
e arranjaram-se
subterfúgios pseudo-legais para isso.
No dia da avaliação final há alunos não transitados a cinco e sete disciplinas.
Solução:
caros colegas: "olhem que os pais podem recorrer e as vossas férias vão à vida", entre outras coisa, caso das avaliações extraordinárias e pseudo-apoios desde 3 de Janeiro de cada ano.
Aí intervêm os pseudo-psicólogos e as senhoras da educação moral e religiosa.»
Comentários In Sol
IN: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=108368&tab=community
COMENTÁRIOS:
«Este é o caminho para a privatização do ensino. Onde acham que os pais com possibilidades de pagar uma educação condigna aos filhos vão colocar os alunos? É evidente que a democratização do ensino acabou! Os filhos dos mais pobres que cada vez vão sendo mais vão continuar a ser pobres, porque incompetentes e os que tiverem possibilidades de pagar conseguirão que os filhos mais tarde venham a ter uma situação priveligiada face a mediocridade da maioria. Claro que isto assenta como uma luva nas pretensões duma elite que em Portugal se vem afirmando como a classe que explora o comum dos cidadãos.»
IN: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342074
NOTÍCIAS:
«Na prova que a Associação de Professores de Matemática considerou ter sido
demasiado fácil
, cerca de
45 por cento dos alunos tiveram nota negativa
, um resultado .
muito melhor do que o alcançado em 2006/07
, em que
72,2 por cento dos estudantes chumbaram
neste exame.
A ministra da Educação tem,
no entanto,
uma outra explicação
para os bons indicadores:
«Mais trabalho nas escolas, mais trabalho com os alunos, medidas como o estudo acompanhado, as aulas de substituição, os planos de recuperação, tudo isto se traduz em mais tempo de trabalho com os alunos nas escolas».
Ainda de acordo com os dados do Ministério da Educação, a transição entre ciclos de ensino constitui um momento delicado para os estudantes, com os chumbos a aumentarem invariavelmente.»
IN: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1010747
 
Lá por serem notícias não quer dizer que sejam propriamente novidades!
 
«Taxa de chumbos atinge valor mais baixo da década»
IN: http://diario.iol.pt/sociedade/educacao-chumbos-maria-lurdes-rodrigues-ensino/989018-4071.html
«Os números mais negros da retenção verificam-se, no entanto,
no ensino secundário
, onde mais de um quinto dos estudantes fica retido.
no 12º ano
mais de um
em cada três alunos
não consegue passar
, um valor, ainda assim, bastante melhor do que o registado em 2000/01 quando mais de metade chumbava no último ano do antigo liceu.»
IN: http://aeiou.visao.pt/Actualidade/Sociedade/Pages/chumbos.aspx
«Da maneira que esta reportagem é apresentada parece que a diminuição nos chumbos se deve mesmo à melhoria do ensino...
Um pouco mais de investigação e menos de leitura cega de estatísticas provavelmente levaria a que esta reportagem fosse apresentada de uma forma mais próxima da realidade pois
é do conhecimento de todos
aqueles que fazem parte (ou contactam de alguma forma) com o mundo do ensino,
que o nível de ensino é
notoriamente
mais fraco a cada ano que passa
e que as dificuldades
criadas pelo ministério da educação
levam a que o número de chumbos
seja cada vez menor pois,
actualmente,
chumbar um aluno
acarreta mais problemas para o professor
(face à burocracia que tem que ultrapassar)
do que para o aluno
(em que
o encarregado de educação
só necessita de assinar
um termo em como aceita
que o seu educando
passe de ano
mesmo que sem aproveitamento).
Isto é facilitismo
ou
uma tentativa de manipulação de números?»
IN: http://www.destak.pt/artigos.php?art=14044
 
publicado por Alex.S. às 12:17
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