Quinta-feira, 24 de Julho de 2008

07-JUL-2008 TOMADA DE POSIÇÃO - Estado da Nação (SEDES)

 

«
Tomada de posição da SEDES
 
“O Estado da Nação”
 
7 de Julho de 2008
 
A aproximação das eleições de 2009 – europeias, legislativas e autárquicas – tem tido consequências claras e visíveis na vida política portuguesa.
 
(...)
 
Educação
 
Há um espectro que paira
 
sobre sucessivas gerações de portugueses,
 
um claro problema de eficácia.
 
O país gasta em educação
 
não-universitária
 
mais que os seus parceiros europeus
 
mas
 
os resultados são paupérrimos
 
e lançam-nos
 
sistematicamente
 
para os últimos lugares na Europa.
 
A recente polémica sobre os exames é mais um contributo para a descredibilização do sistema. A forma de organização e elaboração dos exames, desde há muito, não segue padrões técnicos internacionacionalmente aceites e a polémica repete-se todos os anos.
 
Este Governo iniciou um conjunto de reformas difíceis e urgentes: fecho de escolas com poucos alunos, introdução do inglês como língua obrigatória desde o início da escolaridade, estabilização do corpo docente, controle de custos, avaliação de desempenho dos docentes, envolvimento das autarquias e dos País na gestão das escolas, etc.
 
Embora
 
a titular da pasta
 
se tenha mantido,
 
nota-se uma perda de fôlego
 
relativamente aos primeiros tempos,
 
com as últimas reformas
 
a aparentar
 
não terem passado de intenções.
 
A confirmar-se,
 
o espectro continuará presente
 
e o fosso agravar-se-á.
 
Só através da dotação de conhecimentos habilitantes num mundo competitivo, se pode promover eficazmente a ascensão social, pelo que uma educação competente é o melhor, senão mesmo o único, meio de libertar duradouramente as pessoas da pobreza e das limitações da sua origem social. Por isso
 
as atitudes de
 
complacência e de rebaixamento
 
dos padrões de exigência
 
que têm dominado,
 
nas últimas décadas,
 
o nosso sistema de ensino
 
são, no fundo,
 
os melhores meios
 
para tornar
 
os pobres mais pobres
 
e
 
para perpetuar
 
a sua situação de dependência.
 
E não há
 
nenhum discurso socializante
 
que,
 
por si só,
 
inverta esta realidade. 
»
 
IN: http://www.sedes.pt/destaques.aspx?args=2,0&ID=92
 
pdf: http://www.sedes.pt/Multimedia/File/TP-sedes-7-2008.pdf
publicado por Alex.S. às 17:22
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