Segunda-feira, 14 de Julho de 2008

SOBRE A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: FALSIDADE EDUCATIVA...- JUL-2008

 

«No próximo ano lectivo…
 
Vanessa Mota | Portugal, Vanessa Mota, política | Domingo, 13 Julho 2008
 
Vagas para
 
o acesso ao ensino superior
 
aumentam
 
no próximo ano lectivo.
 
E as
 
“oportunidades”
 
de conhecimento
 
também!
 
PORTUGAL - É absurdo as técnicas de resolução que o Ministério de Educação Português, tem colocado em prática pela melhoria da intelectualidade dos jovens portugueses, principalmente no que concerne às Matemáticas.
 
Esta semana, mais uma vez, foi um palco de teatro aquele que assistimos perante os resultados dos exames do 9º ano de escolaridade. Para uns, bons resultados, para outros, maus resultados, mas todos têm algo em comum, o disfarce.
 
Esta marcha imparável, aquela que já se denomina como falsidade educativa, só esta a fornecer aos jovens portugueses uma falsa noção de conhecimento. A estratégia foi bem simples, os exames de Matemática foram facilitados para que o número da “vergonha nacional” fosse reduzido, e talvez, para dar uma visibilidade mais qualificável do ensino em Portugal. A percentagem de negativas caiu de 72,8 por cento para 44,9 por cento, o que significa que há menos 38,3 por cento das notas negativas face à prova de 2007.
 
O problema está em que ao atribuírem positiva sem exigência, ao facultarem notas sem critério, Portugal, será “digno” de um povo burro que se acha muito inteligente! E assim o país continua a formar gente impreparada que o mercado de trabalho se encarregará de desempregar rapidamente, ou não, serão esses mesmos que um dia poderão governar o país. Mas desde já, e em comparação com o actual governo e as suas acções, que venha o Diabo e escolha o pior!!!
 
O Ministério da Educação ainda se atreve e sugere algumas explicações para esta evolução. Segundo este deve-se a um “esforço dos professores e alunos” e aos “instrumentos de apoio”. “Os alunos que agora fizeram exames trabalharam pelo segundo ano consecutivo no contexto do Plano de Acção para a Matemática”, lembra o Ministério.
 
Mas para os professores da disciplina existem outras razões que podem explicar o sucesso deste ano, que se traduz numa duplicação das positivas. Tanto a Associação de Professores de Matemática como a Sociedade de Professores de Matemática consideraram, no dia em que foi conhecida a prova, que o exame tinha sido o mais fácil de sempre.
 
A acompanhar estes “melhores” resultados, relembro que não se devem só aos exames do 9ºano de escolaridade, mas que o 12ºano também viu a sua melhoria com média nacional dos alunos internos disparar para os 14 valores (em 20).
 
Se a estas melhorias acrescentarmos o aumento das vagas para o acesso ao ensino superior estaremos perante uma sociedade de senhores Doutores??
 
Ora pois, as vagas para o ensino superior sobem para quase 51 mil, um aumento de 15 por cento comparado aos números do ano passado, no final das contas são mais 1.505 vagas. São as licenciaturas do Ensino Superior Politécnicos que registam maior subidas, ou seja, 1.166 lugares enquanto que o ensino universitário disponibilizou mais 339 vagas nas quais 151 para o curso de Medicina.
 
Dividindo por áreas de formação, os cursos de Ciências e Tecnologias registam a maior subida na disponibilidade de oportunidades de formação, seguido dos de Ciências Sociais. Os cursos de Humanidades, Ciências Veterinárias e a Educação registaram as descidas mais significativas.
 
Vanessa Mota é portuguesa, formou-se em jornalismo e cumpriu parte do curso no Brasil, por meio de um programa de mobilidade. Ela escreve todos os sábados no blog Descobri a Pólvora!»
 
IN: http://opatifundio.com/descobriapolvora/?cat=154
 
publicado por Alex.S. às 17:27
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